Espaço de José Longo

Espaço de José Longo

Textos sobre:


Outras Secções:


Textos recentes



FOE - Campos de Batalha - conhecendo o mapa do campo de batalha

Continuação do artigo sobre os campos de batalha onde desta vez vamos ver algumas informações relevantes sobre o mapa.

FoE - Campos de Batalha - Conhecendo o mapa do campo de batalha.

Ir para o artigo inicial.


Quando acedemos ao campo de batalha através do respectivo edifício, chegamos ao respectivo mapa. Este mapa, com o formato de uma península contem 60 províncias que se encontram dispostas em um formato circular. Esta disposição circular permite a sua organização em anéis como os discriminados na imagem abaixo. 

Esta distribuição circular destas 60 províncias permite criar quatro anéis, que irão definir a importância das províncias. A disposição destes quatro anéis é a seguinte:

  • Anel 1 - 4 províncias;
  • Anel 2 - 8 províncias;
  • Anel 3 - 16 províncias;
  • Anel 4 - 32 províncias.

Ainda é criada uma segunda organização por áreas (A,B,C e D) que se encontra representada na imagem seguinte.

Cada área terá 15 províncias, e a conjunção das áreas com os anéis permite criar um sistema semelhante a coordenadas onde uma província pode ser referenciada da seguinte forma:  [Área][Anel] : Nome.

Como o nome de cada província na letra inicial não se repete dentro de uma área, podemos por uma questão de facilidade de comunicação com os membros da guilda, referenciar a província indicada na imagem abaixo como sendo a província B2:T ou B2Tas ou variações do mesmo. 

Referi no inicio que que eram os anéis que definiam a importância de uma província. Vamos então agora detalhar essa importância. O objectivo principal do campo de batalha é conseguir acumular o máximo pontos vitória durante durante a duração do mesmo. Cada província fornece um determinado número de pontos vitória por hora a quem esteja com o controle efectivo da mesma e este número varia de província para província. Quanto mais próxima estiver a província do centro do mapa,  maior o número de pontos vitória que a mesma fornece. O valor em pontos vitória de cada província é determinado no inicio do campo de batalha dentro de um intervalo mínimo e máximo de acordo com o anel onde a província se encontra localizado, sendo a sua distribuição a seguinte:

  • 1º Anel - Entre 100 a 200 pontos vitória por hora;
  • 2º Anel - Entre 60 a 120 pontos vitória por hora;
  • 3º Anel - Entre 40 a 80 pontos vitória por hora;
  • 4º Anel - Entre 10 a 40 pontos vitória por hora.

Podemos ver desta forma a vantagem em controlar as províncias centrais pelo maior tempo possível.

Para finalizar resta referir que num mapa poderão estar presentes de 5 a 8 guildas mais ou menos equiparadas onde contam todos os aspectos (desempenho no campo de batalha, na expedição da guilda e mapa GVG). A localização das mesmas é feita numa província no anel mais exterior - anel 4 - com distâncias mais ou menos equidistantes entre si. A província atribuída terá o símbolo escolhido pela mesma e será o seu quartel general e não poderá ser tomado por nenhuma outra guilda. Na imagem abaixo podemos ver as guildas presentes indicadas pelos círculos brancos.

 Espero que tenha sido de interesse... Até uma próxima!