Espaço de José Longo

Espaço de José Longo

Textos sobre:


Outras Secções:


Textos recentes


FOE - Evento Halloween 2019

Guloseima ou travessura !!! Pois é, mais um ano em que o ciclo se repete... Lá vamos de novo ter os "futuros projectos" a bater á porta para nos surpreender com os mais variados disfarces de horror, super-heróis ou gente famosa. O Forge of Empires também não fica atrás, e um novo evento de Halloween está a surgir. Embora não tenhamos que nos disfarçar, apesar do enorme número de "avatares" relacionados com o tema, vamos ter que "trabalhar" para ganhar as tão merecidas guloseimas (neste caso rebuçados) para podermos continuar nas limpezas. Neste evento vamos ter que limpar a biblioteca de uma qualquer mansão abandonada das teias de aranha construídas pelos ditos bichos ao longo do tempo...

Índice


Resumo

O evento irá decorrer entre 2019/10/15 e 2019/11/07.

Neste evento, algumas novidades vão estar presentes relativamente a eventos de "Halloween" anteriores. Além de ser mais extenso, com uma linha de missões principal de execução imediata e linha de missões diária, também iremos ter mini missões paralelas que poderão ser desencadeadas enquanto avançamos no mini-jogo da janela do evento. Mais uma vez a moeda principal do evento é relacionada com o mesmo sendo neste caso as guloseimas ou mais vulgarmente rebuçados. Na janela do evento vamos dar uma de "donas de casa" e limpar uma biblioteca das teias de aranha que se foram acumulando ao longo do tempo e descobrir muitos "tesouros" que nos vão permitir ganhar as mais variadas recompensas. Vamos ter a possibilidade de ganhar um novo edifício interessante, edifícios e melhorias de edifícios de eventos anteriores, retratos e muitos outros.  Neste evento não irá haver Liga. Mais detalhes de cada um dos temas abaixo.


Vídeo

Não tenho muita queda para o assunto, mas aí fica mais uma tentativa, espero que gostem e achem útil.


A moeda do evento

Neste evento, a moeda serão rebuçados. Estes rebuçados poderão ser recolhidos na conclusão das missões da linha principal, linha diária, mini missões do evento e incidentes no mapa da cidade. Também poderão ser adquiridos com diamantes. A quantidade de rebuçados que podemos ganhar discrimina-se da seguinte maneira:

  • Missão principal ou diária: 50 rebuçados
  • Participação diária: 30 rebuçados
  • Mini missões evento: 5 rebuçados
  • Incidentes no mapa da cidade: 2-50 (?) rebuçados
  • Diamantes:
    • 200 diamantes: 40 rebuçados
    • 700 diamantes: 150 rebuçados
    • 1995 diamantes: 500 rebuçados

As missões

Tal como referido anteriormente, e seguindo a linha de eventos anteriores, vamos ter uma linha de missões principal com 30 missões de execução sequencial consoante concluídas, 22 missões diárias (um total de 52 missões) que irão sendo acumuladas diariamente até ser concluída a linha principal e apresentadas de imediato consoante concluídas. Posteriormente, as restantes, irão surgir uma por dia. Também iremos ter 8 conjuntos de 5 mini missões que serão desencadeadas pelos livros que iremos encontrar na limpeza da biblioteca (pelo que alguns destes conjuntos poderá ser efectuado mais que uma vez), mas mais detalhes sobre estas missões mais á frente.

Durante a conclusão destas missões, iremos ter 5 etapas onde em cada uma delas ganharemos o seguinte:

  • 5 missões: O novo edifício "Hospício abandonado nível 1"
  • 15 missões: 750 rebuçados
  • 30 missões Melhoria do "Hospício Abandonado"
  • 40 missões: 750 rebuçados
  • 52 missões: Melhoria do "Hospício Abandonado"
  • Na conclusão da 29ª e 30ª iremos receber também um retrato da "Morte" e da "Caveira" respectivamente.


Para não ter que repetir o texto das missões em diversos sítios e também para este artigo não ficar muito extenso, desta vez deixo links para as diversas linhas de missões que irão abrir numa nova janela:


A janela principal do evento

Ao clicarmos no "banner" do evento chegamos á janela principal do evento onde toda a acção se irá desencadear. O funcionamento da mesma é muito semelhante ao do último evento de Arqueologia. Nesta área temos as seguintes acções/informação:

  1. Rebuçados que temos recolhidos e disponíveis e também a possibilidade de os comprar com diamantes;
  2. A recompensa obtida quando concluirmos a recolha de 20 frascos de poções (na área 10);
  3. A recompensa seguinte e a posterior das etapas de recolha de 20 poções;
  4. A recompensa do dia: Varia de dia para dia e temos uma possibilidade de a receber pela "abertura" das abóboras encontradas durante o percurso das limpezas da biblioteca.
  5. Acesso á janela dos livros também recolhidos no percurso de limpeza e desencadear as missões correspondentes;
  6. Varinhas: começamos com 7 disponíveis. Permite limpar a teia onde activarmos a mesma.
  7. Vassouras: Começamos com 3 disponíveis. Permite limpar uma coluna de teias. Não passa sobre as estantes de livros, ou seja, só limpa o que estiver entre a parede e a estante ou entre estantes na vertical.
  8. Caldeirão: Começamos com 1 disponível. Permite limpar as teias em redor do ponto onde for activado, ou seja, as teias encostadas ao quadrado de activação.
  9. Acesso á janela de compra das três ferramentas anteriores. Podem ser comprados conjuntos ou individualmente, mais detalhes abaixo.
  10. A área onde vamos fazer as limpezas. Aqui sob as teias podemos encontrar diversas recompensas:
    • Frascos de poções: são estes frascos que nos permitem avançar na progressão para o grande prémio - é necessário recolher 20 para cada recompensa destas;
    • Abóboras: irão ser de diversos tipos, e cada tipo terá a sua lista de recompensas possíveis bem como a recompensa diária;
    • Ferramentas: Também existe a possibilidade de conseguirmos recolher uma de cada uma das ferramentas possíveis;
    • Livros: a cada livro recolhido poderemos desencadear conjuntos de 5 mini missões (existem 8 tipos de livro, cada um com a sua linha de missões e recompensas). É possível encontrar mais do que um do mesmo tipo e repetir a linha de missões;
    • Retratos: Existe também a possibilidade de encontrar retratos de outros eventos de "Halloween" anteriores.
  11. Barra de progressão para a conquista da recompensa principal onde temos que preencher com os frascos de poções encontrados na biblioteca.


As ferramentas

Para avançarmos com as limpezas da biblioteca iremos utilizar 3 ferramentas. A varinha, a vassoura e o caldeirão. Temos um número limitado destas e a cada utilização é consumida uma unidade. Podemos conseguir mais unidades das mesmas através da compra ou troca por rebuçados que vamos conseguindo recolher na janela de compra através do item indicado anteriormente.

Á esquerda temos as unidades de cada uma das ferramentas que possuímos, em cima a possibilidade de comprar rebuçados com diamantes, e á direita as diversas possibilidades de compra de conjunto ou unidades individuais. Nota-se logo que a opção mais vantajosa é fazer a troca/compra do conjunto com maior número.

Cada uma das ferramentas tem um comportamento diferente indicado no quadro abaixo.

Pela imagem podemos depreender o seguinte:

  • Varinha: é a única ferramenta que pode ir a um quadrado com teias (algum dos quadrados adjacentes tem que estar sem teias e livre). Limpa a teia sobre o quadrado onde for activada;
  • Vassoura: Só pode ser activada num quadrado livre e limpa todas as teias na coluna que não tenham obstáculos (paredes ou prateleiras);
  • Caldeirão: Também só pode ser activado num quadrado livre e limpa todas as teias ao seu redor.

Avançamos pelos corredores da biblioteca fazendo a limpeza das teias com estas ferramentas. Neste evento não parece ser difícil conseguir o novo edifício no nível máximo e até mais do que um com uma utilização racional dos recursos que temos disponíveis. É facilmente conseguido se nos focarmos especialmente na recolha de frascos de poções.


A biblioteca e os livros

Durante o percurso temos a possibilidade de encontrarmos alguns livros. Existem espalhados 8 tipos diferentes de livros e 3 classificações (comuns - 4, prata - 3 e ouro - 1). Cada livro recolhido dá a possibilidade de activarmos uma mini linha de 5 missões com algumas recompensas quando concluídas as missões. Entrando na "estante", temos a lista dos livros que temos disponíveis, onde podemos activar a respectiva linha de missões clicando no mesmo. Temos também o número de livros que temos acumulados no número presente no canto superior esquerdo. Consoante completamos a linha de missões de cada livro, um "visto" verde é colocado sobre o mesmo.


Ao concluirmos as missões de cada um dos livros, temos acesso á recompensa final que é:

  • Retrato do Druida malévolo (só recebido na primeira vez);
  • 30 varinhas;
  • 10 vassouras;
  • 10 caldeirões.

As missões podem ser repetidas as vezes que quisermos, desde que tenhamos livros recolhidos para as activar.

A lista de missões de cada um dos livros encontra-se aqui.


Os edifícios

Neste evento vamos ter a possibilidade de conseguir diversos edifícios e kits de eventos anteriores:

  • Espantalho;
  • Sepulcro de Jack O'Lantern;
  • Cemitério e respectivos kits;
  • Laboratório do cientista louco;
  • Torre assombrada
  • Entrada sinistra

Vamos ter um edifício principal chamado de "Hospício Abandonado" que irá ter até 9 níveis e ocupar uma área de 5 x 5 quadrados. Este edifício irá fornecer no nível máximo os seguintes itens:

  • Retira felicidade de acordo com a era; 
  • 1 de população;
  • Nº de moedas variável de acordo com a era;
  • 17% de reforço de ataque;
  • 20 mercadorias;
  • 11 pontos forge.


As abóboras

Um dos itens que poderemos recolher ao progredirmos na biblioteca, irão ser as abóboras. Á semelhança de eventos anteriores irão existir 3 tipos diferentes, cada tipo com 4 variedades de abóbora. Irão dar a possibilidade em percentagem de ganhar uma das recompensas indicadas quando colocarmos o rato sobre as mesmas ou ainda a recompensa diária.


Os retratos

Iremos ter a possibilidade de ganhar 3 novos retratos e também os retratos que saíram em eventos anteriores.

Novos retratos


Exemplos de retratos de eventos anteriores


Dicas

  • Ao comprar ferramentas, compre sempre o conjunto maior, é o que tem a melhor relação custo/benefício;
  • Ao fazer missões dos livros, tente activar o maior número de missões ao mesmo tempo. Existem missões repetidas ou semelhantes entre os livros;
  • Utilize as vassouras em colunas completas e evite usar as mesmas em colunas com obstáculos (alternativa para o caldeirão ou varinha).


Como sempre, este artigo foi baseado no que se passou no servidor beta e podem existir alterações na implementação nos servidores oficiais.

Outras referências: Foe wiki e Fandom