Espaço de José Longo

Espaço de José Longo

Textos sobre:


Outras Secções:


Textos recentes


promo

FoE - Evento Vida Selvagem 2021

Preparados para mais um evento no Forge of Empires com novidades ? Bem a 13 de Julho vai começar um novo evento chamado "Vida Selvagem" com uma mecânica semelhante aos outros eventos mas um jogo de evento "diferente". O jogo principal será algo parecido com "brickmania" ou um clone de "bejewled"... e poderá ser viciante... mas veja mais no artigo!

A começar a 13 de Julho e a finalizar no início de Agosto, vamos ter mais um evento no Forge of Empires, desta vez com o tema "Vida Selvagem". Novas mecânicas de jogo envolvidas que nos vão levar por novos trilhos numa qualquer reserva perdida algures no meio da montanha. 

Ao entrarmos, seremos desafiados a concluir missões onde ganharemos moedas selvagens e bilhetes de participação no jogo principal. Ao entrarmos no jogo principal, iremos ter que "farejar" as "pegadas" e conseguir o melhor "caminho" para as fazer cair no nosso cesto. Um conhecimento profundo de puzzles de cores irá certamente ajudar, mas mais adiante iremos falar sobre isto.


Aqui pode consultar a lista de missões

Aqui pode consultar os especiais do dia

Como referido anteriormente, iremos ganhar neste evento ao concluirmos missões bilhetes e moedas selvagens. Os bilhetes servirão para participarmos na janela principal do jogo, as moedas selvagens para comprar bilhetes, ferramentas auxiliares e aumentar o nº de jogadas disponíveis. Podemos ganhar estes bilhetes e moedas nas missões (apenas moedas na participação diária), na recolha de incidentes e como sempre, com diamantes. Relativamente aos bilhetes existe um limite ao nº acumulado e os mesmos são recriados temporalmente á frequência de 1 a cada 8 horas se não estiverem as quatro casas de bilhetes preenchidas. Desta forma teremos vantagens no acesso regular ao ao jogo para consumir os bilhetes. na janela acima temos a indicação do especial do dia e a possibilidade de trocar o mesmo. Ao centro a entrada na janela de jogo principal gastando um bilhete e á direita a informação da grande recompensa ao concluirmos a recolha de 20 pegadas (e quantas já conseguimos dessas 20) e quais as grandes recompensas seguintes. 

Ao utilizarmos um bilhete a partir da janela acima, iremos entrar na janela principal do jogo que irá ter o aspeto da imagem seguinte.

  1. Janela principal
  2. Pegadas
  3. Número de jogadas disponíveis
  4. Grandes recompensas e evolução na atual
  5. Especial do dia e possibilidade de troca
  6. Número de moedas selvagens que se possui
  7. Número de ferramentas auxiliares disponíveis.


No tabuleiro de jogo vão surgindo umas pegadas como mostrado em 2... O objetivo principal do jogo é conseguir limpar o caminho (leia-se blocos) de forma a que a pegada "caia" até ao fundo do tabuleiro sendo nesse momento recolhida e contribuindo para conseguir a grande recompensa. Posto isto, os blocos podem ser "limpos" se formarem uma reunião de dois ou mais blocos da mesma cor na horizontal ou na vertical e clicarmos sobre os mesmos estes "explodem e desaparecem". Existem 5 cores diferentes de blocos. Ao limparmos os blocos juntos de uma determinada cor, os blocos acima "caem" e o espaço acima criado é preenchido com blocos de cores aleatórias ou pegadas. Além do objetivo principal das pegadas, ao conseguirmos juntar 5 ou mais blocos da mesma cor, ao limparmos esses blocos os mesmo transformam-se num baú de recompensas. Na imagem acima, podemos ver que os 6 blocos amarelos juntos têm uma caixa com duas estrelas gravada. Ao limparmos este conjunto de bloco iremos ganhar uma caixa de recompensas amarela. Cada cor tem recompensas especificas e podem ter até ao máximo de 5 estrelas (quanto mais estrelas melhor a recompensa) ou seja seja o nº de estrelas aumenta de 5 a 9 blocos da mesma cor (mais blocos juntos da mesma cor não melhoram o nº de estrelas do baú de recompensas). Estes baús podem ser criados a meio da janela com blocos por baixo. Tal como as pegadas, só recebemos os baús recompensa se os fizermos "cair" até ao fundo da janela. Quando caírem, iremos receber a recompensa correspondente á lista do baú ou o especial do dia.

Abaixo uma explicação mais detalhada de todo o processo com imagens

Para limpar os blocos, é necessário que estejam dois ou mais da mesma cor lado a lado, quer na vertical quer na horizontal (imagem acima). Ao clicar em cima dos mesmos os mesmos "explodem" e desaparecem. os blocos acima caem, e o espaço gerado no topo é preenchido com novos blocos de cor aleatória ou pegadas ocasionalmente.

Se tivermos reunidos 5 ou mais blocos da mesma cor podemos obter baús de recompensas. O nível de baú começa em uma estrela em 5 blocos até 5 estrelas com 9 ou mais blocos da mesma cor reunidos. Quanto maior o nº de estrelas, melhor a recompensa.

Tal como referido anteriormente, para recebermos as pegadas, quer os baús que entretanto tenhamos conseguido criar, temos que eliminar os blocos que se encontram abaixo das mesmas de forma a que "caiam" até á linha inferior da janela.

Cada "limpeza" de blocos irá consumir uma jogada. Iniciamos com 25 jogadas. Se chegarmos ao final destas jogadas, podemos continuar com mais jogadas disponíveis gastando algumas moedas selvagens ou então gastar outro bilhete para iniciarmos um novo jogo.

Cada cor de baú terá recompensas relacionadas com a cor, e quanto mais estrelas tiver melhor será a recompensa. De igual forma, a recolha dos baús também dá a possibilidade de obter o especial do dia que pode ser consultada a lista no link no início do artigo. As recompensas agrupam-se da seguinte forma:

  • Baús azuis: pontos forge;
  • Baús verdes: moedas, mantimentos ou reforços;
  • Baús amarelos: mercadorias
  • Baús laranja: mercadorias
  • Baús vermelhos: unidades militares

Neste jogo iremos ter também as seguintes ferramentas que poderão auxiliar em alguma situações a conseguir obter aquela pegada ou baú que não tivemos tempo de deslocar até á linha inferior:

  • : elimina o bloco selecionado;
  • : transforma para a cor do bloco clicado os blocos que se encontrem em cima/baixo e direta/esquerda;
  • : remove da janela todos os blocos da cor do bloco escolhido.

O meu conselho é que usem apenas estas ferramentas para os casos em que a pegada ou baú já estejam próximo da linha final e a sua utilização garante a obtenção da recompensa. Preferencialmente só para pegadas e se for para obter mais do que uma, melhor. Também só deverão comprar o conjunto e só no final utilizar as moedas restantes em itens individuais.

Iremos também ter um novo edifício que inicia como a reserva da montanha com um tamanho de 4x6 e que no nível final pode evoluir para 3 tipos:

  • Montanha da águia: 23 mercadorias, 10 pontos forge e reforço de defesa e ataque para o exército de ataque;
  • Montanha do alce: 32 mercadorias, 13 pontos forge e reforço de mantimentos;
  • Montanha do urso: 26 mercadorias, 11 pontos forge e reforço defensivo e de ataque para o exército defensivo.

Nota: as alterações efetuadas nas recompensas de missões (redução de moedas e de bilhetes) tornará mais difícil a obtenção de múltiplos edifícios, no entanto não deverá ser difícil conseguir um ao nível máximo.

Da forma que me correu no servidor beta, mesmo não tendo muito tempo disponível, foi fácil conseguir um edifício ao nível máximo, sendo provavelmente possível conseguir mais sem gastar diamantes ou poucos diamantes dependendo do tempo despendido.  O Edifício aparenta ser bastante interessante em todas as vertentes que se pretenda.


Por agora é tudo, espero que tenham gostado, até uma próxima!