Espaço de José Longo

Espaço de José Longo

Textos sobre:


Outras Secções:


Textos recentes


Clear Type no Windows 10

Desde a versão Windows XP até á versão actual, que temos presente a possibilidade de ter activada a tecnologia "Clear Type". O desenvolvimento desta tecnologia visa aumentar a nitidez do texto no ecrã numa tentativa de tornar a experiência de leitura no ecrã tão próxima quanto possível da leitura no papel e com isto reduzir o cansaço visual. Aprenda a activar esta funcionalidade no Windows 10.

A activação desta funcionalidade é bastante simples, bastando para isso aceder á lupa presente no lado direito do ícone do Windows e começar a escrever "cleartype" (Na eventualidade de o seu windows não ter a lupa, clicando no "iniciar", e quando surgir o menu começar a escrever a palavra no teclado, terá o mesmo efeito). Irá surgir um item "Ajustar texto Clear Type", clicar no mesmo.



Irá surgir a janela de configuração e nesta janela activar a "checkbox" de "Activar Clear Type" e clicar em seguinte.



Iremos desencadear um "wizzard" com diversos passos onde deveremos escolher o texto que melhor facilita a nossa leitura no ecrã.



Depois de escolhermos o texto mais apelativo, em cada uma das janelas, chegamos á janela de conclusão, bastando clicar em "Concluir" e teremos a funcionalidade "Clear Type" activada. Esta funcionalidade vai afectar a forma como visualizamos as fontes no windows em todos os seus aspectos: menus, ambiente de trabalho, editores de texto, etc. A título de curiosidade, abaixo um exemplo de visualização sem "Clear Type" activo e com "Clear Type" activo.