Espaço de José Longo

Espaço de José Longo

Textos sobre:


Outras Secções:


Textos recentes


FOE - Próximo evento em 2019 - Arqueologia

Ao longo da história da humanidade, diversas civilizações surgiram, cresceram e pelos mais variados motivos desvaneceram-se. Neste evento de Forge of Empires, á semelhança de um Indiana Jones ou de uma Lara Croft, vamos descobrir as relíquias deixadas para trás por estas civilizações e com estas, engrandecer a Grande Feira Mundial. Tal como nas aventuras destes personagens vamos andar á caça de objectos valiosos utilizando as ferramentas ao nosso dispor. Venha conhecer onde estão as melhores escavações...

Índice


Resumo do Evento

O evento irá decorrer entre 2019/05/02 e 2019/05/22.


Vastos templos soterrados estão há milénios a aguardar serem descobertos por heróis que se aventurem pelas catacumbas e recolham os preciosos tesouros há muito esquecidos. Para começar, teremos como objectivo explorar estes templos, escovando, escavando e até dinamitando as áreas mais inacessíveis. Neste evento será introduzida uma nova dinâmica em termos de interacção e opções de jogo onde vamos ter que usar alguma estratégia para conseguir atingir os objectivos a que nos propusermos. Usando as ferramentas ao nosso dispor, vamos ter que as utilizar para tentar descobrir as relíquias escondidas sob areias depositadas há muito tempo. As descobertas vão permitir encher o pavilhão da Feira Mundial, um novo edifício que trará muitos benefícios para a nossa cidade e que certamente vamos querer tê-lo na sua forma mais avançada.


O jogo

O acesso ás diferentes áreas do jogo será feito da forma habitual. A personagem "Arqueólogo" para aceder ao painel de missões e o atalho superior para aceder à janela principal do jogo. Relativamente ás missões, este evento terá 60 missões, sendo que 39 destas missões são a linha principal de missões e serão acessíveis de imediato após conclusão sequencial de cada uma delas. As 21 restantes serão diárias e ficarão disponíveis após concluirmos a linha de missões principal. As recompensas de conclusão de cada missão serão "pergaminhos" e irão ser utilizados como moeda de troca na janela principal do evento. Os pergaminhos além de serem ganhos nas missões (30 pergaminhos), diariamente se acedermos ao jogo (50 pergaminhos por dia),  também poderão ser adquiridos com diamantes. No início do evento começamos com 105 pergaminhos armazenados.

As linhas de missões irão, também ter etapas, onde no final de cada uma delas teremos uma recompensa adicional de acordo com a lista abaixo:

  • Missão 5: Feira Mundial nível 1;
  • Missão 15: 600 pergaminhos;
  • Missão 30: Kit upgrade Feira Mundial;
  • Missão 45: 600 pergaminhos;
  • Missão 60: Kit upgrade Feira Mundial.

Aos ganharmos os pergaminhos nas missões, iremos utilizar estes para comprar as ferramentas que vamos utilizar na exploração do templo. Com esta exploração iremos ocasionalmente ter sorte e encontrar algumas relíquias que escondem uma lista de recompensas possíveis incluindo o prémio diário, por vezes uma das ferramentas abandonada, até mesmo retratos e o artefacto mais apetecido que são as estatuetas em ouro. São o acumular destas estatuetas que nos irá permitir avançar na linha das recompensas principais em que o objectivo será conseguir o maior número de kits de upgrade da Feira Mundial. Como devem já ter notado, vamos ter um novo edifício que é a Feira Mundial, que vai ser um edifício muito apetecível quando no nível máximo. Mas iremos falar mais sobre a janela principal do evento e sobre este edifício mais abaixo.


A janela principal do evento

É nesta janela que irá decorrer a actividade de exploração do "túnel do templo"  onde estão soterrados os tesouros a descobrir. O quadro central é a área de exploração que se vai deslocando para a esquerda consoante vamos atingindo o limite direito. Explicando a imagem acima:

  1. Linha de evolução de grande recompensa. Temos que recolher 20 estatuetas de ouro para conseguir a recompensa correspondente.
  2. Recompensa diária. É conseguida através da abertura dos diversos vasos que iremos encontrar enquanto fazemos as explorações.
  3. Ferramentas ao nosso dispor. Vamos ter disponíveis 3 ferramentas: pincel, pá e dinamite. Cada uma destas ferramentas tem uma acção diferente que será explicada mais abaixo.
  4. Muros de pedra que iremos encontrar no nosso percurso de exploração. Não são destruíveis e as ferramentas não têm acção sobre estes. Os mesmos são sempre visíveis.
  5. Os diversos objectos encontrados quando limpamos a área de exploração. depois de limpos os blocos de areia com as ferramentas, os mesmos podem recolhidos ou abertos.
  6. Botão para a janela de troca de pergaminhos por ferramentas.
  7. Bloco de areia com área adjacente "limpa". Se tiver algum objecto neste tipo de bloco é visível parcialmente o seu tipo. 
  8. Bloco de areia onde ainda não chegamos, ou seja ainda não chegamos a nenhuma área adjacente. Não são visíveis os objectos se porventura possuir algum.
  9. Botão para adquirir pergaminhos com diamantes. 

Quando iniciamos o evento, iremos iniciar a nossa exploração da esquerda para a direita. Quando limparmos um bloco da última coluna á direita, o quadro desloca-se um bloco para a esquerda mostrando uma nova coluna de blocos/muros. 


As ferramentas

Para progredirmos na exploração, podemos utilizar o pincel para limpar um único bloco de areia adjacente a uma área limpa, a pá para limparmos uma coluna de blocos, mas ter em atenção que só o conseguimos fazer a partir de um bloco limpo dessa coluna. Se houver muros nessa coluna, o efeito de limpeza de blocos é interrompido ficando os blocos acima ou abaixo por limpar. Por último temos a dinamite, que limpa 1 bloco ao seu redor e também tem que ser colocado numa área limpa... A explicação mais detalhada:


O pincel limpa apenas um quadrado já activo (amarelo claro). A sua maior utilidade é para limpar um quadrado onde se encontra um prémio, ou para libertar um quadrado onde pretendamos utilizar uma das outras ferramentas.

A pá liberta uma coluna de quadrados estejam os mesmos activos ou não. A limitação é que tem que ser activado a partir de um bloco já limpo e também é bloqueado pelas paredes no interior do túnel, ou seja, se na coluna que vamos tentar limpar se se encontrar uma parede, o mesmo limpa na vertical até essa parede e para, não limpando os quadrados que estejam abaixo ou acima da parede no lado contrário.
A dinamite liberta todos os blocos ao redor do quadrado onde seja activada. Tal como a pá, também só pode ser activada a partir de um quadrado já limpo e também não afecta as paredes. Útil quando estamos em zona que tenham paredes pelo meio do túnel

 A imagem abaixo explica este processo.

Podemos efectuar as trocas de pergaminhos de acordo com a imagem abaixo. Podemos comprar cada uma delas individualmente, ou então poderemos escolher de um dos dois grupos de ferramentas disponíveis. O custo em pergaminhos é indicado em cada um dos quadros.

Os objectos

Os objectos que vamos encontrar na exploração são:

  • Estatuetas de ouro;
  • Diversos tipos de vasos que contêm recompensas diferentes incluindo a recompensa diária;
  • Ferramentas: iremos encontrar também pincéis, pás e dinamite;
  • Retratos de personagens;
  • Carrossel (?).

Os vasos  irão surgir enquanto fazemos a exploração, cada um deles com uma lista de recompensas possíveis e também acesso á recompensa diária. Em baixo teremos uma lista destes vasos bem como as recompensas que podem ser conseguidas ao abrir os mesmos.


Lista de vasos e suas recompensas


  • Vasos Valiosos
Vasos
Recompensas possíveis
Percentagem
Vaso Valioso das plantas
Recompensa Diária
Planta Observatório
2 Plantas
1 Planta
10%
20%
25%
45%
Vaso Valioso dos itens
Recompensa Diária
Kit de Melhoria
Depósito de edifício
Caixa de reforços
Corrida aos mantimentos de 5m
10%
10%
15%
25%
40%
Vaso Valioso da rapidez
Recompensa Diária
Corrida aos mantimentos de 2hr
Corrida ás moedas de 1hr
Finalizar produção de mantimentos
10%
20%
25%
45%
Vaso Valioso do conhecimento
Recompensa Diária
20 Pontos Forge
10 Pontos Forge
5 Pontos Forge
10%
20%
30%
40%


  • Vasos normais
Vasos
Recompensas possíveis
Percentagem
Vaso do Arquitecto
Recompensa Diária
Decoração Premium
Edifício residencial
Edifício de produção
Edifício cultural
7%
18%
25%
25%
25%
Vaso dos reforços
Recompensa Diária
100% de reforço de moedas
100% de reforço de mantimentos
30% reforço de defesa
10% reforço de ataque
7%
25%
25%
25%
18%
Vaso dos fragmentos
Recompensa Diária
Fragmento Santuário Conh.
Fragmento Santuário Conh.
Kit encolhimento Poço dos Desejos
8%
28%
32%
32%
Vaso das medalhas
Recompensa Diária
Pacote de medalhas grande
Pacote de medalhas médio
Pacote de medalhas pequeno
7%
25%
30%
38%


  • Vasos Partidos
Vasos
Recompensas possíveis
Percentagem
Vaso partido dos combatentes
Recompensa Diária
Agente secreto
Campeão
Porta bandeira
Baterista
5%
15%
20%
30%
30%
Vaso partido dos recursos
Recompensa Diária
Pacote de moedas grande
Pacote de mantimentos grande
25 mercadorias
6%
37%
37%
20%
Vaso partido das unidades
Recompensa Diária
Unidade ligeira
Unidade á distãncia
Unidade rápida
Unidade pesada
Unidade de artilharia
5%
19%
19%
19%
19%
19%
Vaso partido do conhecimento
Recompensa Diária
5 Pontos Forge
2 Pontos Forge
5%
45%
50%


O novo edifício - Feira Mundial

Neste evento irá surgir um novo edifício que apesar do seu tamanho grande ( 6 X 4, sim é isso mesmo!) é deveras interessante. No nível inicial irá fornecer moedas e população que irá variar de acordo com a era, e pode ser elevado em 10 níveis. A partir do 2º nível começará também a dar um Ponto Forge adicional por cada nível evoluído e do 9º para o 10º nível, irá passar de 8 para 10 Pontos Forge ! Adicionalmente  a partir do 7º nível irá dar adicionalmente 5 mercadorias e nos níveis seguintes 10 mercadorias. O mesmo pode ser renovado entre eras com um kit de melhoria ou renovação. Poderão ver na imagem abaixo também as imagens da evolução deste edifício. Como podemos ver, tem uma relação de produção bastante melhor que por exemplo, uma fazenda.

As missões

Linha de missões principal

39 missões disponíveis de imediato, onde após a sua conclusão iremos avançar nas missões diárias.

Missão 1:

Arqueólogo: "Recolha algumas moedas".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 2:

Arqueólogo: "Gastar alguns Pontos Forge".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 3:

Arqueólogo: "Construa 1 Edifício Cultural da sua era" OU "Construa 2 Edifícios Culturais da era anterior".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 4:

Arqueólogo: "Motivar ou polir 30 edifícios de outros jogadores" E "Pagar alguns mantimentos".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 5:

Arqueólogo: "Resolver uma negociação simples" OU "Doar algumas mercadorias ao Tesouro da Guilda" E "Comprar 5 Pontos Forge".

Recompensa: 30 pergaminhos e Feira Mundial nível 1


Missão 6:

Arqueólogo: "Num edifício de produção, complete 9 produções de 8 horas" E "Tenha a sua população entusiasmada".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 7:

Arqueólogo: "Doar algumas mercadorias ao Tesouro da Guilda" OU "Gastar alguns Pontos Forge" E "Pagar algumas moedas".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 8:

Arqueólogo: "Derrotar um exército pequeno" OU "Resolver uma negociação simples" E "Recolher alguns mantimentos".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 9:

Arqueólogo: "Gastar algumas moedas de prata na Taberna" OU "Comprar 10 Pontos Forge" E "Em edifícios de produção concluir 11 produções de 1 hora".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 10:

Arqueólogo: "Em edifícios de produção da sua era concluir 11 produções" OU "Em edifícios de produção da era anterior concluir 17 produções" E "Gastar alguns Pontos Forge".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 11:

Arqueólogo: "Derrotar um exército de tamanho médio" OU "Contribuir alguns Pontos Forge em Grandes Edifícios".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 12:

Arqueólogo: "Adquirir 2 sectores no mapa de Campanha" OU "Concluir 11 produções de 24 horas".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 13:

Arqueólogo: "Visitar 20 tabernas de amigos" OU "Motivar ou polir 50 edifícios de outros jogadores" E "Recolher algumas moedas".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 14:

Arqueólogo: "Construir um edifício de produção da sua era" OU "Construir 2 edifícios de produção da era anterior" E "Gastar alguns Pontos Forge".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 15:

Arqueólogo: "Em edifícios de produção concluir 22 produções de 4 horas".

Recompensa: 30 pergaminhos e 600 pergaminhos


Missão 16:

Arqueólogo: "Recrutar 3 unidades da sua era" ou "Recrutar 4 unidades da era anterior".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 17:

Arqueólogo: "Resolver uma negociação moderada" OU "Resolver 5 encontros na Expedição da Guilda".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 18:

Arqueólogo: "Num edifício de produção concluir 11 produções de 1 hora" E "Recolher algumas moedas".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 19:

Arqueólogo: "Derrotar um exército de tamanho médio" OU "Resolver uma negociação moderada".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 20:

Arqueólogo: "Construir 2 edifícios residenciais da sua era" OU "Construir 3 edifícios residenciais da era anterior" E "Motivar ou polir 30 edifícios de outros jogadores" .

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 21:

Arqueólogo: "Controlar uma província" OU "Resolver 12 encontros na Expedição da Guilda".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 22:

Arqueólogo: "Recolher algumas mercadorias" OU "Doar algumas mercadorias ao Tesouro da Guilda" E "Gastar alguns Pontos Forge".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 23:

Arqueólogo: "Em edifícios de produção concluir 22 produções de 5 minutos" E "Recolher algumas mercadorias".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 24:

Arqueólogo: "Recolher 750 moedas de prata" OU "Recrutar 3 unidades da sua era" E "Pagar algumas moedas".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 25:

Arqueólogo: "Ganhar 10 batalhas sem perder" OU "Doar algumas mercadorias ao Tesouro da Guilda" E "Recolher alguns mantimentos". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 26:

Arqueólogo: "Pagar alguns mantimentos" E "Ganhar alguma felicidade".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 27:

Arqueólogo: "Derrotar um exército pequeno" OU "Resolver uma negociação simples".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 28:

Arqueólogo: "Concluir 11 produções em edifícios de produção da sua era" OU "Concluir 17 produções em edifícios de produção da era anterior".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 29:

Arqueólogo: "Construir um edifício de mercadorias da sua era" OU "Recolher algumas mercadorias" E "Concluir 17 produções de 15 minutos em edifícios de produção".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 30:

Arqueólogo: "Derrotar um exército de tamanho médio" OU "Resolver uma negociação moderada".

Recompensa: 30 pergaminhos e um Kit de Upgrade da Feira Mundial


Missão 31:

Arqueólogo: "Ganhar uma batalha sem perder" OU "Doar mercadorias ao Tesouro da Guilda" E "Recolher algumas moedas".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 32:

Arqueólogo: "Visitar 20 tabernas de amigos" OU "Motivar ou polir 50 edifícios de outros jogadores" E "Concluir 22 produções de 4 horas em edifícios de produção".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 33:

Arqueólogo: "Adquirir 2 sectores" OU "Ganhar 6 batalhas" E "Recolher algumas mercadorias". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 34:

Arqueólogo: "Derrotar um exército pequeno" OU "Contribuir com alguns Pontos Forge em Grandes Edifícios" E "Comprar 5 Pontos Forge".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 35:

Arqueólogo: "Concluir uma vez cada uma das opções de produção" E "Gastar alguns Pontos Forge". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 36:

Arqueólogo: "Resolver uma negociação simples" ou "Gastar alguns Pontos Forge" E "Recolher alguns mantimentos".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 37:

Arqueólogo: "Pesquisar uma tecnologia" OU "Doar algumas mercadorias ao Tesouro da Guilda". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 38:

Arqueólogo: "Construir um edifício residencial da sua era" OU "Construir 2 edifícios residenciais da era anterior" E "Pagar alguns mantimentos". 

Recompensa: 30 pergaminhos e retrato de Eliza


Missão 39:

Arqueólogo: "Resolver uma negociação simples" OU "Gastar alguns Pontos Forge".

Recompensa: 30 pergaminhos e retrato de Henry

Linha de missões diárias

21 missões diárias, disponíveis após conclusão da linha de missões principal.

Missão 40:

Arqueólogo: "Ganhar 5 batalhas sem perder" OU "Recolher 1200 moedas de prata" E "Concluir 22 produções de 4 horas em edifícios de produção".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 41:

Arqueólogo: "Construir 5 decorações" E "Gastar alguns Pontos Forge". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 42:

Arqueólogo: "Recolher algumas mercadorias" OU "Doar algumas mercadorias ao Tesouro da Guilda" E "Recolher algumas moedas".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 43:

Arqueólogo: "Construir um edifício cultural da sua era" OU "Construir 2 edifícios culturais da era anterior" E "Terminar uma vez cada uma das opções de produção". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 44:

Arqueólogo: "Resolver uma negociação moderada" OU "Recrutar 3 unidades da sua era".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 45:

Arqueólogo: "Activar dois aumentos na Taberna dos Amigos" OU "Derrotar um exército de tamanho pequeno" E "Ganhar alguma população".

Recompensa: 30 pergaminhos e 600 pergaminhos


Missão 46:

Arqueólogo: "Conclua 6 encontros da Expedição da Guilda combatendo" OU "Adquira 4 sectores sem combater".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 47:

Arqueólogo: "Resolver uma negociação moderada" OU "Ganhar 8 batalhas" E "Pagar alguns mantimentos".

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 48:

Arqueólogo: "Gastar 400 moedas de prata na Taberna dos Amigos" OU "Concluir 22 produções de 24 horas em edifícios de produção" E "Comprar 5 Pontos Forge" .

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 49:

Arqueólogo: "Ganhar alguma felicidade" E "Recolher alguns mantimentos". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 50:

Arqueólogo: "Derrotar algumas unidades" OU "Resolver uma negociação complexa". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 51:

Arqueólogo: "Visitar 12 Tabernas dos Amigos" OU "Motivar ou polir 50 edifícios de outros jogadores" E "Gastar alguns Pontos Forge". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 52:

Arqueólogo: "Derrotar um exército pequeno" OU "Concluir 5 encontros na Expedição da Guilda" E "Pagar algumas moedas". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 53:

Arqueólogo: "Ganhar 6 batalhas sem perder" OU "Resolver uma negociação moderada". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 54:

Arqueólogo: "Doar alguns mantimentos ao Tesouro da Guilda" OU "Concluir 17 produções de 24 horas em edifícios de produção" E "Pagar alguns mantimentos". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 55:

Arqueólogo: "Concluir o primeiro nível de dificuldade da Expedição da Guilda" OU "Derrotar um exército de grande dimensão". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 56:

Arqueólogo: "Concluir 11 produções em edifícios de produção da sua era" OU "Concluir 13 produções em edifícios de produção da era anterior" e "Pagar alguns mantimentos". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 57:

Arqueólogo: "Construir 1 edifício residencial da sua era" OU "Construir 2 edifícios da era anterior" E "Gastar alguns Pontos Forge". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 58:

Arqueólogo: "Activar 2 reforços na Taberna dos Amigos" OU "Ganhar 5 batalhas sem perder". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 59:

Arqueólogo: "Concluir algumas produções em edifícios da sua era" OU "Concluir mais algumas produções em edifícios da era anterior" E "Recolher algumas mercadorias". 

Recompensa: 30 pergaminhos


Missão 60:

Arqueólogo: "Derrotar um exército médio" OU "Resolver uma negociação moderada" E "Gastar alguns Pontos Forge". 

Recompensa: 30 pergaminhos

Dicas

O objectivo deste jogo é tentar elevar o edifício do evento ao seu nível máximo, o que não vai ser fácil. E isto implica encontrar e apanhar o maior número possível de estatuetas ! Para o conseguirmos com o menor custo possível vamos ter que ter em consideração as seguintes dicas:

  • Comprar sempre o conjunto de ferramentas maior para termos forma de explorar o máximo possível;
  • Não gastar ferramentas para libertar vasos ou para descobrir aquele bloco que está ali no cantinho;
  • Só usar as ferramentas de acção de maior área (pá e dinamite) em situações que sejam de potencial valor (maior número possível de blocos a limpar);
  • Usar os pincéis para libertar as estatuetas ou ferramentas que estão nos blocos com objectos visíveis.