Espaço de José Longo

Espaço de José Longo

Textos sobre:


Outras Secções:


Textos recentes


Windows 10 - Múltiplas áreas de trabalho

Uma das características que se encontra presente de origem sem ferramentas de terceiros em outros sistemas operativos (Linux, Mac OS X) que é bastante funcional por nos permitir ter programas relacionados em áreas de trabalho diferentes e alternar entre as mesmas facilmente, já se encontra presente no Windows 10. Neste artigo iremos descrever como pode utilizar esta funcionalidade.


Muitos dos utilizadores tem a necessidade de ter diversos programas e documentos abertos ao mesmo tempo, alguns deles com objetivos diferentes, tornando-se complicado encontrar os mesmos quando se tenta alternar entre eles. Agora já é possivel distribuir as janelas destes programas/documentos por áreas de trabalho diferentes e alternar entre as mesmas fácilmente, quer seja por teclas de atalho ou por rato.

Criar uma nova área de trabalho

 É possivel criar uma nova área de trabalho de três formas:

  • [WIN](icone do Windows no teclado) + [TAB] e clicando em "Adicionar uma área de trabalho" (item 2 na imagem seguinte);
  • Com o rato na "Vista de tarefas" (junto ao icone do meu iniciar) e e clicando em "Adicionar uma área de trabalho" (item 1 na imagem seguinte);
  • [CTRL] + [WIN] + [D] cria automaticamente uma nova área de trabalho.



Na imagem acima foi criada uma nova área de trabalho (item 3)

Fechar  áreas de trabalho

Na eventualidade de criar sem pretender diversas áreas de trabalho,  pode encerrar todas elas ao mesmo tempo com a tecla de atalho [CTRL] + [WIN] + [F4]. Se pretender apenas fechar uma delas, basta abrir a janela das áreas de trabalho ( [WIN] + [TAB] ) e clicar no [X] no canto superior direito da miniatura da área de trabalho pretendida. Se a área de trabalho possuir janelas abertas, as mesmas regressarão para a área de trabalho principal.

Arrumar áreas de trabalho

Uma situação que acontece é irmos abrindo janelas durante a utilização do computador, e chegamos ao ponto em que temos muitas janelas abertas e queremos distribuir por uma ou mais áreas de trabalho adicionais. Para isso, criamos a área de trabalho, na área de trabalho com as janelas no momento, clicamos com o lado direito do rato na janela pretendida e podemos transferir para uma área de trabalho existente ou transferir para uma nova no menu activado pela nossa acção (ver imagem seguinte). Também é possível "forçar" a que uma janela esteja presente em todas as áreas de trabalho no menu referido. Também é de referir que os ícones aplicações/documentos abertos presentes na barra de tarefas reflectem apenas aqueles presentes na área de trabalho activa (pode depender de configurações em "Definições->Sistema->Multitasking").



Navegar pelas diversas áreas de trabalho

Pode-se alternar entre áreas de trabalho abrindo a "Visão de tarefas" e escolhendo a área de trabalho pretendida.

Também é possível navegar pelas mesmas sem ir á "Visão de tarefas" com as teclas de atalho [WIN] + [CTRL] + [->] (seta para a direita) ou [<-] (seta para a esquerda).