Espaço de José Longo

Espaço de José Longo

Textos sobre:


Textos recentes


Windows 7 -10 : Funções SuperUser na palma da mão

Se a utilização que fazemos do windows for mais intensiva e tenhamos que habitualmente ir por diversos menus e janelas para aceder a itens mais "escondidos" do Painel de Controle do windows, existe um modo de aceder mais facilmente a estes itens. Neste artigo irei descrever como aceder aos mesmos.

Para acedermos a estes itens, que ficam dispostos tipo "Painel de Controle" com esteroides basta num local qualquer (o mais indicado seria o "Ambiente de Trabalho") e criar uma nova pasta com o nome que pretendermos seguido da seguinte extensão:

.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

 

No exemplo que se encontra na imagem seguinte utilizei o nome "Painel de Controle.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}". No entanto pode ter o nome que desejar desde que seja seguido do texto referido acima (não esquecer o ponto pois tem que estar como extensão). Depois de validarmos o nome o icone da pasta altera-se para o aspecto de uma das variantes do icone do "Painel de Controle". Ao abrirmos esta "pasta", acedemos ao conteúdo presente na primeira imagem que não é mais do que uma lista organizada mais extensa do "Painel de Controle" que conhecemos com acesso direto a mais funções.


 

 

Como funciona

 

O Windows utiliza GUIDs (globally unique identifier ou identificador único global - pode ler mais aqui) internamente para identificar classes, objectos, componentes e interfaces entre outros do sistema operativo. Desta forma um script ou programa pode iniciar uma classe ou objecto sem ter que conhecer o nome ou a localização da dll que contêm a função COM. Desta forma qualquer pasta que contenha uma extensão com um GUID reconhecido pelo Windows, desencadeará a execução do objecto correspondente a esse GUID no registo do sistema operativo quando se tenta abrir. Se por curiosidade for pesquisar no registo do windows (regedit), encontrará a referência a essa chave e o conteúdo agora será facilmente entendido. Existem dezenas de GUIDs que podem desencadear as mais diversas operações, mas isso será tema para outro artigo. 


Nota Final


Existem alguns programas que apresentam dificuldades de funcionamento com a existência deste "truque" no "desktop". Se notar algo estranho com funcionamento de algum programa instalado, experimente remover ou mover esta pasta para outro local.