Espaço de José Longo

Espaço de José Longo

Textos sobre:


Outras Secções:


Textos recentes


Windows 8/10 Pasta Arranque (startup)

Com a actualização/instalação do Windows 8 ou 10, houve alterações na localização de alguns itens úteis sobre os quais devemos ter conhecimento. Uma dessas localizações alteradas foi a pasta "Arranque"do "Menu Iniciar" ou "Startup" do "Start Menu" onde se encontram habitualmente os atalhos para os programas que iniciam depois do Windows ter iniciado. Iremos ver onde localizar essa pasta neste artigo.

 A localização da pasta de "Arranque" do "Menu Iniciar" do Windows 8 e 10 foi alterada nestas versões do Windows para um caminho mais difícil de encontrar para o comum dos utilizadores. O objectivo desta pasta é conter os atalhos para programas que iniciam automaticamente após o windows iniciar. Habitualmente existem duas pastas associadas a este objectivo:

  • A que se aplica ao utilizador vai iniciar a sessão;
  • A que é aplicada em todos os utilizadores após iniciarem a sessão.

O caminho habitual para estas pastas é :

  • C:\Users\\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup para a pasta de "Arranque"do utilizador, substituindo o pelo nome do nosso utilizador.
  • C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\StartUp para a pasta "Arranque" comum a todos os utilizadores.

Se seguirmos o caminho pelo explorador do Windows será algo como:

  • "C:\" > "Utilizadores" ou "Users" > «utilizador» > "AppData" > "Roaming" > "Microsoft" > "Windows" > "Menu Iniciar" > "Programas" > "Arranque" para o primeiro caso.
  • "C:\" > "ProgramData" > "Microsoft" > "Windows" > "Menu Iniciar" > "Programas" > "Arranque" para o segundo caso.

No entanto, algumas destas pastas poderão estar "escondidas" pelo que poderemos necessitar de alterar as definições do explorador do Windows para as conseguirmos visualizar através do menu "Ver" e activar a "checkbox" "Itens Ocultos".

No entanto existe outra possibilidade mais rápida que poderemos chamar "atalho" paras estas pastas em vez de estarmos a escrever todo o caminho. Através do "Executar" do windows ou mesmo da barra de localização do explorador do windows podemos escrever respectivamente:

  • "shell:startup" para a pasta arranque do utilizador.
  • "shell:common startup" para a pasta arranque global (escrever tal como no texto, sem espaços nos ":" e um espaço no "common startup").

Abaixo exemplo para o explorador do windows e para o "Executar"



Espero que vos possa ser útil... Até uma próxima!