Espaço de José Longo

Espaço de José Longo

Textos sobre:


Outras Secções:


Textos recentes


FoE - Árvore tecnologica - Novo visual

A equipa do Forge of Empires está sempre em continuo desenvolvimento em termos de funcionalidades e eventos. Desta vez vai ser aplicada uma melhoria á "árvore tecnológica" com um novo visual mais apelativo e agradável à vista, além de novas informações disponíveis. Este artigo vai apresentar esta esta melhoria que irá estar disponível brevemente nos servidores oficiais.


A "Árvore tecnológica" foi ao cirurgião plástico... ;) De volta com uma aparência mais moderna e apelativa, vamos ter uma imagem "mosaico" em que cada era constitui um mosaico, e a transição entre estes encontra-se ligada numa única imagem que vai evoluindo pelo percurso de todas as eras. Cada mosaico tem uma imagem representando a mesma. Em minha opinião foi bem conseguida esta transição de eras na imagem. As eras realizadas e a era seguinte encontram-se coloridas, enquanto que as restantes encontram-se em tonalidades de cinzento. Se não gosta de ler, abaixo um vídeo com a apresentação do que é descrito abaixo.

Como referido atrás, cada era é representada por uma imagem "mosaico" continua interligada entre as eras onde vamos ter mais informações disponíveis.

No topo da imagem temos a informação do nome da era, bem como um botão para expandir ou contrair o mosaico, onde irão surgir cada uma das tecnologias a desenvolver na respectiva era e se encontra concluída e qual a progressão na mesma.  No meio temos a mosaico com a imagem e no fundo uma área de informações. Descrevo abaixo cada um dos itens numerados.

  1. Titulo da era, e botão de expansão para visualização das tecnologias da era;
  2. Informação de era concluída, com um visto verde indica que as tecnologias da era foram integralmente efectuadas ;
  3. Progresso na mesma mostrando o número total de tecnologias da era e quantas já foram concluídas. Estão coloridos os mosaicos das eras onde já desenvolvemos tecnologias, bem como a seguinte. Os restantes mosaicos encontram-se em tonalidades de cinzento e com um cadeado a indicar que a era ainda se encontra bloqueada. 
  4. Botão de "?" permite aceder ás informações que podem ser desbloqueadas quando iniciamos a era em termos de edifícios, funcionalidades, mercadorias, unidades e grandes edifícios. Mais abaixo uma janela de exemplo;
  5. Evidência os destaques da era em termos de funcionalidades e grandes edifícios desbloqueados na era. Colocando o cursor em cima, surge uma descrição sobre o mesmo item.

A janela com os itens desbloqueados na era. Colocando o cursor em cima dos itens, temos uma descrição sobre o item ou características do mesmo.


Clicando á direita do nome da era, no botão de expansão, o mosaico á esquerda afasta-se para criar espaço para apresentação da árvore tecnológica propriamente dita.

Como podemos ver o visual é um pouco mais "luminoso", com as mesmas informações da versão antiga. As verdes sombreadas com o respectivo visto já se encontram concluídas. Além desta diferença visual, é possível clicar numa tecnologia já concluída e  ver os itens que foram desbloqueados com a mesma com uma imagem mais explicita. Passando com o cursor em cima em cada um dos itens abaixo da barra de progresso de cada tecnologia conseguimos consultar uma informação mais detalhada sobre o item. Colocando o cursor em cima de uma tecnologia, as setas adquirem a tonalidade verde mostrando quais as tecnologias anteriores que desbloquearam a mesma, bem como as tecnologias a seguir que ajuda a desbloquear.

Na imagem acima a árvore tecnológica de uma era praticamente concluída, e abaixo a árvore tecnológica de uma era sem ter sido iniciada. As tecnologias bloqueadas ainda se encontram sombreadas até serem desbloqueadas.


Colocando o cursor sobre o item ou itens abaixo da árvore tecnológica irão surgir alguns detalhes sobre o mesmo.


Clicando na área da tecnologia chegamos ao quadro que nos irá permitir fazer a progressão na mesma, colocando os pontos forge, mercadorias, moedas e mantimentos requeridos para concluir a tecnologia e desta forma beneficiarmos dos itens ou funcionalidades que coloca ao nosso dispor, tal como na imagem abaixo. Também semelhante á versão antiga, mas com o aspecto a que já estamos habituados no resto da árvore.

Apenas uma nota para a equipa de desenvolvimento do Forge of Empires: devia ser também possível colocar directamente pontos forge do inventário sem terem que ser adicionados do inventário á barra.

E esta é uma novidade que também estará disponível nos servidores oficiais. Por enquanto ainda apenas no servidor beta. Até uma próxima!