Espaço de José Longo

Espaço de José Longo

Textos sobre:


Outras Secções:


Textos recentes


FOE - Vamos dar uma nova vida ao inventário ???

O tempo passa depressa... e juntamos tanta coisa que nem nos apercebemos... e só damos conta disso quando queremos alguma coisa e não encontramos no meio de tantas outras. Para evitar que isso aconteça no jogo Forge of Empires, a "Inno" lançou no servidor beta uma funcionalidade que vai dar uma nova vida e talvez melhor arrumação dos itens que temos no inventário. Iremos então escrever sobre esta funcionalidade.

Será que não sente que o seu inventário no jogo está a ficar com o aspecto da garagem acima ? Se já joga há algum tempo, quase de certeza que sim... mas rapidamente poderá mudar de ideias. A pensar nesta situação a equipa de desenvolvimento do Forge of Empires já lançou no servidor beta uma nova funcionalidade que poderá dar uma nova vida aos seus itens de inventário. Por isso, toca a apanhar os panos de limpeza para limpar aqueles itens a ganhar toneladas de pó  que não usamos e que poderão ser utilizados talvez de outra forma. 

Aviso: O que vai ser apresentado neste artigo apresenta a versão inicial da funcionalidade e poderá sofrer alterações pela equipa de desenvolvimento até ser aplicado nos servidores normais. As imagens apresentadas estão em inglês, e a tradução/adaptação que efectuei podem não corresponder á que irá surgir na versão final.


O Antiquário !


Daqui a algum tempo, depois de devidamente testado nos servidores beta, irá surgir na nossa cidade um edifício semelhante ao da imagem, junto à taberna dos amigos e que vai corresponder à loja do Antiquário.  

Para termos este edifício acessível, é necessário já possuirmos a tecnologia que os desbloqueia realizada que é a "Economics" ou "Economia" em português que se encontra na árvore tecnológica na era "Early Middle Ages" ou "Início da Idade Média" como na imagem seguinte.  

Neste edifício iremos poder efectuar as seguintes operações:

  • Comprar um ou mais dos itens apresentados pelo antiquário (6 itens que são renovados com outros diferentes a intervalo de tempo predefinido ou dando uma "martelada" no relógio... teremos é que pagar o estrago);
  • Participar em leilões onde é apresentado um item "especial" que irá estar em leilão entre os jogadores interessados durante um tempo definido. O jogador que efectuar a proposta ou aposta mais alta, será aquele irá receber o item. Finalizado esse tempo, e após um intervalo, irá ser colocado um novo item a leilão e o ciclo repete-se.
  • E finalmente aquilo que estava á espera! A possibilidade de "vender" os seus itens de inventário.


Como compro e o que recebo pelo que vendo ?

    

Com esta funcionalidade vamos ter dois novos recursos de troca: "moedas de comércio" e pedras preciosas. Cada item que podemos comprar terá um valor em moedas e também podem ser necessárias pedras preciosas. Na parte de leilão serão apenas utilizadas moedas de comércio. E como ganhar estas moedas de comércio e pedras preciosas ??? Como já certamente imaginou, podemos ganhar esses recursos de troca vendendo os itens que escolhermos vender do nosso inventário. Dependendo das características ou importância do item, assim lhe estará associado um valor de compra, ou um valor de venda.


As janelas do Antiquário

Ao clicarmos no edifício, irá surgir uma janela tal como na imagem abaixo e que corresponde á loja de venda do Antiquário:


Explicando cada um dos itens:

  1. Moedas de comércio e pedras preciosas que temos disponíveis;
  2. Itens que o Antiquário tem para nos vender sendo que:
    • Os itens são renovados periodicamente após decorrido o tempo indicado abaixo dos itens;
    • Podemos forçar a renovação clicando no botão "Now" gastando diamantes. A cada utilização antes da finalização do período irá aumentar o custo em diamantes;
    • Só pode ser comprado um item de cada dos apresentados, ficando com a etiqueta de "Vendido" (Sold Out);
  3. Área de leilão, sendo que:
    • Nesta área irá surgir um item a leilão onde os jogadores podem colocar as suas propostas. A proposta é colocada num campo onde na imagem apresentada está o relógio a indicar quanto tempo para se iniciar um novo leilão;
    • O leilão do item terá atribuído um valor mínimo a ultrapassar. Se não for efectuado o item não será entregue;
    • O valor a colocar terá que ser superior ao do último jogador que foi o que apresentou a proposta mais alta e que está indicado nesta área bem como o valor oferecido pelo mesmo;
    • Quando um leilão está a decorrer, irá surgir uma contagem decrescente na janela do item onde está posicionado o "3". Ao finalizar este tempo, o jogador com a proposta mais alta irá receber o item. O valor que eventualmente apresentamos para o leilão, retorna á nossa "carteira" se não ganharmos o item em questão;
    • Ao ser finalizado um leilão, há um intervalo de tempo até ser iniciado um novo leilão indicado na contagem decrescente no fundo da área.
  4. Botão que nos permite aceder á janela de venda dos nossos itens de inventário.


Ao clicarmos no botão atrás referido, iremos aceder então á janela de venda dos itens de inventário tal como na imagem abaixo.

Explicando cada um dos itens:

  1. Slots disponíveis  para colocarmos os nossos itens que pretendemos vender. Começamos com um slot disponível e os outros poderão ser libertados até um máximo de 5 efectuando um número especifico de vendas que irá aumentando consoante vamos libertando. Embora na imagem já esteja um item no slot, quando vazio, apresenta um sinal "+" em fundo amarelo. Depois de colocados, o item ou itens colocados podem ser retirados clicando no "X" acima de cada um;
  2. Botão para regressar á janela anterior;
  3. No item ou itens colocados para venda no número 1, vamos ter que decidir qual o tempo que estamos dispostos a esperar pelo recebimento dos valores apresentados no número 4. Quando maior for o período escolhido, maior vai ser o valor em moedas e pedras preciosas que nos será entregue ao finalizar o tempo escolhido. O valor a entregar em moedas é fixo, as pedras preciosas podem ter um intervalo. Na imagem poderemos receber de uma a três pedras preciosas.
  4. Quando tivermos um item ou mais nos slots irá ser apresentado o valor a ser recebido em moedas e pedras preciosas;
  5. Botão de execução da venda dos itens presentes nos slots. Aqui também teremos a possibilidade de pedir um aumento dos valores a receber gastando diamantes, em que os valores aumentados ficarão a verde. Para executar a venda carregamos no botão "Barter". Depois disso irá surgir nesta área um temporizador a indicar quanto tempo falta para recebermos os valores.


Quando clicarmos no botão de "+" em cada um dos slots disponíveis irá surgir a janela de escolha dos itens que pretendemos vender e que estão presentes no nosso inventário como na imagem abaixo.

Nesta janela serão apresentados os itens que temos em inventário bem como o valor que iremos receber pelos itens se os vendermos. Explicando cada uma das colunas da esquerda para a direita:

  • Imagem e nome do item;
  • Quantidade disponível em inventário;
  • Número de moedas que iremos receber (tendo como base o período mais curto);
  • Número de pedras preciosas que poderemos receber (tendo como base o período mais curto);
  • Botão de selecção de uma unidade para o slot escolhido.


Como referido anteriormente, são necessárias um determinado número de vendas para libertar para cada um dos slots, sendo que:

  • 1º slot está livre de início;
  • 2º slot são necessárias 10 vendas;
  • 3º slot são necessárias 40 vendas;
  • 4º slot ???;
  • 5º slot ???;

Também é necessário referir que só podemos desencadear 1 venda (podendo a mesma ter diversos itens se tivermos slots disponíveis) de cada vez pois cada vez que desencadearmos uma venda deixamos de ter disponíveis os slots livres. Ficam disponíveis quando finalizar a venda.


Os sinais sobre o edifício

Inicialmente fiz confusão sobre o temporizador que aparecia sobre o edifício. O suporte do servidor beta foi muito prestável a esclarecer essas e outras questões. Para que não fiquem com a mesma dúvida e que pensem que esteja algo errado, abaixo imagens das diversas situações.

Nesta situação o Antiquário não tem nenhum leilão a decorrer (mas pode estar uma venda a decorrer e só sabemos o tempo em falta entrando na respectiva janela.

Nesta situação está um leilão a decorrer e falta o tempo indicado no temporizador para finalizar.

Nesta situação temos a nossa venda concluída e não está a decorrer nenhum leilão.

Nesta situação temos a nossa venda concluída e encontra-se a decorrer um leilão.


Outra situação que só me apercebi depois de ter concluído e colocado o artigo, é outra possibilidade de passar directamente a partir da consulta do nosso inventário o item para a área de compra do Antiquário. Para tal, na janela de consulta do inventário iremos ter um novo ícone (a mão com estrelas sinalizada na imagem) que irá abrir a janela de compra do Antiquário já com esse item colocado se for um item possível de ser negociado.


Para finalizar, se pretenderem, também poderão ver um vídeo onde se explica este novo edifício.


Estejam á vontade para comentar eventuais duvidas, partilhar conhecimento e eventuais erros nos comentários abaixo